O desejo de empreender nem sempre vem acompanhado da experiência e vivência necessárias para comandar um negócio. São muitas decisões a serem tomadas. É preciso encontrar um nicho de mercado que esteja em alta, fazer um bom plano de negócios, pensar em um nome, descobrir se existe demanda de público, escolher uma sede, fazer um cuidadoso planejamento financeiro, contratar pessoas, criar estratégias de marketing e vendas, definir metas, entre outras coisas.
Para quem deseja se tornar um empreendedor, mas ainda não se sente seguro o suficiente para caminhar sozinho, se tornar franqueado de uma marca já conhecida e consolidada no mercado pode ser uma boa opção.
Alimentação é um dos segmentos do mercado de franchising que mais se destaca com bons números de crescimento e ótimo potencial de investimento. Ele é responsável pelo movimento de bilhões de reais no Brasil todo e tem previsão de crescimento de 3% até de 2022. Pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) comprova que 40% das pessoas realizam suas refeições em restaurantes e fast foods. Este é um mercado que sofre poucas oscilações devido às instabilidades econômicas, quando comparado a outros segmentos do franchising.
Para quem busca investir em uma franquia de alimentação, há inúmeras outras vantagens:
Marca reconhecida
Ter um negócio que já possui um nome consolidado é mais lucrativo que começar a reputação de uma marca do zero. Diversos clientes poderão visitar seu estabelecimento já sabendo do cardápio, dos sabores e do atendimento que vão receber.
Baixa complexidade
Levando em consideração outros segmentos, o mercado de alimentação é um dos que oferece menos complexidade na hora de abrir uma franquia. Mesmo sendo necessário obter todas as licenças de saúde e higiene exigidas, o setor alimentício é mais fácil e muito menos burocrático na hora de resolver as questões básicas de qualquer negócio.
Baixo investimento
Tendo em vista os outros segmentos, o custo da abertura de uma franquia de alimentação se torna mais uma vantagem. Um pequeno investimento pode transformar a sua vida.
Amplo mercado
O mercado de alimentação está cada dia mais aquecido. Os meios de comunicação falam muito sobre o assunto e a medida que alimentar-se de uma forma mais saudável deixa de ser uma exceção para tornar-se rotina na vida das famílias, o segmento atrai fortes investidores que enxergam grandes oportunidades de negócio.
Aposta certa
Setor que mais cresceu durante a pandemia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a alimentação foi o segmento de franquias que mais se adaptou nos últimos anos, além de ser responsável por um faturamento de R$ 32 bilhões em 2021. Com a retomada das atividades presencias em todo o país, é um dos negócios mais promissores para se investir.Abrir uma franquia de alimentação pode ser o melhor caminho para quem deseja se tornar um empreendedor e ainda ter uma boa estabilidade financeira. Conheça as opções oferecidas pelo Açaí da Barra e faça parte de uma marca que não para de crescer.