Nos últimos anos, o consumo de açaí se popularizou em todo o país, afinal estamos falando de um produto delicioso e refrescante. Com isso, cada vez mais franquias são abertas, ampliando a concorrência. Mas esse não é um empecilho para as vendas de uma marca bem consolidada, reconhecida e querida por seus clientes, como o Açaí da Barra.
Neste artigo, iremos dar dicas de como utilizar o marketing local para aumentar a presença da sua franquia Açaí na Barra na sua região, confira!
O que é marketing local?
Uma das formas mais eficazes de atrair clientes para sua franquia de açaí é investindo no marketing local, criando estratégias que se adequem à realidade do espaço no qual seu negócio está instalado.
Para isso, conhecer o seu público é uma peça-chave para destravar a apreciação dele. Em seguida, você deve tornar seu negócio conhecido para as pessoas ao redor.
Nessa concepção, queremos te apresentar o espaço vivido. Ele se trata do lugar no qual o ser humano cria conexões e sentidos, desenvolvendo, nessa perspectiva, o desejo de frequentá-lo para apreciar uma sensação de bem-estar.
O primeiro passo para transformar sua franquia Açaí da Barra em um espaço vivido é realizar um levantamento a respeito do público no entorno do seu empreendimento, identificando os ambientes de onde ele provém, para adequar suas estratégias às atividades comuns que eles realizam. Observe as seguintes hipóteses:
- Se seu negócio se localiza nas proximidades da escola, ele deve apresentar recursos atrativos a comunidade jovem, tal como um espaço “instagramável”, no qual podem realizar registros fotográficos e promovê-los nas redes sociais;
- Caso estejamos falando de um ponto comercial nas adjacências de uma academia, é interessante investir em um conceito de vida saudável, apontando os benefícios do consumo de açaí para o organismo por meio de folders, quadros e frases de efeito baseadas em dados reais.
Após identificar os ambientes ao redor de sua franquia, bem como os frequentadores, você estará apto para traçar os objetivos que deseja alcançar com o marketing local.
Qual a importância de ganhar relevância na sua região?
Estou recebendo clientes, mas eles não retornam. E agora? Isso só irá acontecer se você não se tornar uma figura relevante no seu espaço de atuação. O marketing local atrairá clientes para seu negócio, mas a fidelização deles depende do serviço que você oferece.
Venda experiências, demonstre ao seu cliente que frequentar o seu negócio amplia o bem-estar deles. Eles não estão indo à sua franquia apenas para “tomar um açaí” – estão vivendo a experiência de apreciar o Açaí da Barra, desenvolvido com afeto para ser sentido a cada açaí, suco, sorvete, lanche ou sobremesa provada.
Garantido que o seu cliente terá a satisfação de viver todas as experiências comercializadas por você que a fidelização acontece.
Estratégias de marketing local para usar em 2024 – e como aplicá-las
Todo negócio bem-sucedido já aplicou e seguiu estratégias direcionadas para alcançar seus objetivos. Para te dar uma forcinha nesse processo, apresentamos estratégias em alta para você desenvolver o marketing local no ano de 2024 e alavancar a popularidade da sua franquia.
Você já percebeu que, quando pesquisa no Google, há resultados que aparecem em destaque?
Boa parte dos criadores de conteúdo que aparecem nas primeiras referências de busca costumam fazer uso de SEO (Search Engine Optimization). Esse método parte de uma pesquisa dos termos mais buscados na internet, para se inspirar e desenvolver conteúdos que se encaixem nas palavras-chave que estão em alta. Você pode realizar um SEO local e perceber o que as pessoas andam procurando ao seu redor e elaborar postagens correlacionadas.
E, falando em internet, não esqueça de cadastrar sua franquia no Google. O Google Maps oferece a possibilidade de adicionar a localização do seu empreendimento, criar a descrição do local, informar sobre os horários de funcionamento e receber feedbacks em formas de estrelas e relatos dos clientes.
Use as redes sociais ao seu favor!
Outra técnica de valorizar seu negócio no meio digital é desenvolver uma página em uma rede social atrativa e incentivar seus clientes a acompanharem. Por meio da sua página, seu público se informa a respeito de promoções, enviar feedbacks e conhecer seus produtos e novidades.
Nesse aspecto, o Instagram se configura como uma rede de ferramenta interessante, inclusive com opção de promoção de posts para públicos com características, interesses e faixa etária de uma localidade específica.
Compreenda e valorize seus clientes!
Lembra de quando falamos a respeito de conhecer quem visita sua franquia? Imagine agora que você não conhece apenas um ou dois clientes, mas vários, justamente porque seu negócio se expandiu. Isso quer dizer que o marketing local está indo bem, mas você ainda precisa ampliar o público.
É neste momento que você deve aplicar a seguinte estratégia: compare os hábitos que seus clientes mantêm em comum, documente-os e desenvolva uma forma de atrair mais consumidores seguindo o mesmo perfil. Assim, a estratégia irá agradar os frequentadores antigos, com uma renovação, e os novos, por meio da criatividade.
Desenvolva parcerias!
Sabe aquela academia perto do seu negócio, a escola ou a empresa de tecnologia? Você pode desenvolver uma parceria de descontos, para a troca de divulgação entre seus estabelecimentos, você optando pela franquia Açaí da Barra, receberá um aplicativo exclusivo de fidelidade para os clientes. As pessoas costumam buscar indicações de locais para frequentar, e nada melhor do que conhecer novos espaços por intermédio de outro que você já conhece e confia.
É possível, ainda, desenvolver parcerias com pessoas influentes e engajadas para divulgar seus produtos, seja pessoalmente ou por meio das mídias sociais. Receber indicação é uma excelente forma de atrair pessoas para sua franquia, visto que os visitantes já terão uma validação de que os produtos são saborosos, o atendimento é atencioso, os serviços são diferenciados, o lugar é acolhedor, o espaço é bem decorado e as demais características atrativas que você pode oferecer.
Comece agora a aplicar estratégias de marketing local para incentivar as pessoas a conhecerem as experiências que só você pode promover na sua franquia Açaí da Barra e viva um 2024 repleto de novas conexões!
Ainda não é franqueado? Entre em contato hoje mesmo e venha fazer parte da melhor franquia de açaí do Brasil!