O açaí tem cada vez mais se estabelecido como uma das paixões do brasileiro, ainda mais nos meses de maior calor. Além de ser uma delícia, essa é uma iguaria tipicamente brasileira, que cresce em consumo a cada ano.
E isso não só tem aumentado a quantidade de franquias de açaí em nosso país, mas também a quantidade de modelos, como o self-service tem conquistado cada vez mais fãs.
Então, se você está pensando em abrir uma franquia de açaí, é fundamental entender como funciona esse formato e os benefícios que ele oferece tanto para o cliente final quanto para o investidor. E é isso que vamos fazer neste texto, te mostrando como o açaí self-service é uma excelente escolha e como ele se compara a outras opções no mercado.
Como funciona o açaí self-service?
Você já deve conhecer esse conceito para sorveterias, e em lojas de açaí não é muito diferente: No modelo de açaí self-service, os clientes têm a liberdade de montar seu próprio prato, tigela ou copo de açaí, escolhendo entre uma variedade de toppings e complementos, como frutas, doces, etc.
Aqui está um passo a passo de como funciona:
- Escolha do Tamanho: o cliente escolhe o tamanho do copo ou tigela que deseja.
- Montagem do Açaí: eles se servem do açaí em uma máquina ou freezer específico.
- Adição de Toppings: em seguida, escolhem os toppings e complementos, como frutas frescas, granola, leite condensado, mel, entre outros.
- Pesagem e Pagamento: o prato é pesado e o pagamento é calculado com base no peso total.
Quais são os benefícios para o cliente?
É claro que esse modelo de negócios não ia fazer tanto sucesso se não trouxesse uma série de benefícios, não é mesmo? Confira o que o açaí self-service traz de benefício para os clientes:
Personalização
Os clientes adoram personalizar suas refeições. Com o açaí self-service, cada pessoa pode criar uma combinação única que atenda perfeitamente ao seu gosto, adicionando exatamente o que gosta e na quantidade desejada.
Variedade
Uma das delícias de tomar açaí é escolher os acompanhamentos. E no caso de self-service, a oferta de diversos toppings e complementos permite uma experiência gastronômica variada, incentivando os clientes a retornarem para experimentar novas combinações.
Controle de porção
Às vezes 500 ml de açaí é muito, enquanto 300ml é pouco. Então, aqui os consumidores têm total controle sobre o quanto querem consumir, o que é ideal para quem está de dieta ou tem preferências alimentares específicas.
Rapidez e conveniência
É gostoso receber o açaí prontinho em nossas casas, mas, também vale lembrar que o formato self-service é rápido e prático, perfeito para quem está com pressa e quer uma refeição saudável e deliciosa em poucos minutos.
Benefícios para o investidor
Não é só o cliente que ganha com o modelo de negócios de açaí self-service. Veja como o investidor também se dá bem com esse modelo:
Redução de custos operacionais
O formato self-service reduz a necessidade de mão de obra, uma vez que o cliente é responsável pela montagem do seu prato. Isso diminui os custos com funcionários e treinamento.
Atração de um público diversificado
O açaí é um alimento popular entre diferentes faixas etárias e estilos de vida. O self-service atrai desde jovens buscando uma refeição rápida até famílias que querem uma sobremesa saudável.
Aumento do ticket médio
Nesse modelo, é inegável que os clientes tendem a adicionar mais produtos e toppings, e, consequentemente, aumentar o peso e o valor final do prato. Isso pode elevar o ticket médio e aumentar a receita do negócio.
Eficiência e gestão simples
O self-service permite uma gestão mais eficiente do estoque e dos produtos. É fácil monitorar o consumo de cada item e repor conforme necessário, minimizando desperdícios.
Como esse modelo se compara com o tradicional?
É importante lembrar que todo modelo de loja de açaí tem suas vantagens e desvantagens. Como estamos lidando com o self-service, vamos mostrar as principais características comparando com outros modelos:
Tradicional (servido pronto por um atendente)
- Menor personalização: os clientes têm menos opções para personalizar seus pratos.
- Maior custo operacional: requer mais funcionários para servir e preparar os pratos.
- Tempo de espera: pode haver filas e tempo de espera maior para ser atendido.
Açaí pronto para levar
- Conveniente: ideal para quem quer pegar e levar rapidamente.
- Menor interatividade: não oferece a mesma experiência de personalização.
- Margem limitada: possivelmente, menor ticket médio comparado ao self-service, pois o cliente não adiciona toppings extras.
Escolha o modelo certo com a Açaí da Barra
Como você viu, todo tipo de loja de açaí tem suas vantagens. Porém, o modelo de açaí self-service representa uma revolução no mercado de alimentação saudável, oferecendo benefícios significativos tanto para clientes quanto para investidores.
Para o cliente, a personalização, variedade e conveniência são pontos fortes, enquanto o investidor tem a redução de custos operacionais, atração de um público diversificado e aumento do ticket médio neste formato.
Mas, o melhor mesmo é o modelo de franquias do AÇAÍ DA BARRA:
- modelo sem cobranças de royalties sobre o faturamento e nem royalties fixo;
- suporte total aos franqueados;
- ajuda na escolha do ponto;
- frota própria para distribuição de produtos sem cobrança de frete;
- mais de 250 unidades em todo o Brasil;
- 3 modelos de investimento (Quiosque, Smart e Premium);
- Investimentos a partir de R$110 mil.
Quer saber como um modelo de baixo investimento pode fazer você faturar até mais de R$1 milhão por ano? Conheça a franquia Açaí da Barra!