O segredo do sucesso de qualquer negócio depende das competências que o administrador tem não somente acerca da área de atuação, mas também de outras esferas, como gestão de pessoas e marketing.
Com o mercado de franquias, não é diferente. Pensando nisso, o Açaí da Barra preparou esse artigo, listando quatro habilidades de um empreendedor para garantir o sucesso da sua franquia de açaí, não deixe de conferir!
1 – Conhecimento em gestão de negócios
A gestão de negócios é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, independentemente do segmento. Essa área da administração é geralmente subdividida em gestão de recursos, gestão financeira e gestão de pessoas.
A gestão de recursos analisa o desempenho do negócio e identifica as demandas que surgem no dia a dia. Quando bem executada, é capaz de analisar com precisão o alcance da empresa no mercado para traçar um plano que vise uma melhora no posicionamento da marca perante seus concorrentes.
A gestão financeira, por sua vez, controla todas as entradas e saídas, buscando soluções práticas que resultem em um lucro satisfatório a cada período definido.
Já a gestão de pessoas foca no trabalho em equipe e na harmonia presente entre os colaboradores. Em uma franquia de açaí, onde há contato direto dos atendentes com o público, é de extrema importância que haja uma equipe qualificada como representante da empresa para os clientes.
2 – Experiência em gestão de pessoas
Como foi dito no tópico anterior, manter uma equipe qualificada à frente da sua franquia Açaí da Barra é fundamental para a imagem que os clientes mantêm sobre ela. Especialmente na primeira visita de um potencial futuro cliente fiel. Afinal, no mundo dos negócios a primeira impressão é a que fica.
Dessa forma, é importante investir em treinamentos para a equipe. Todos devem estar na mesma página do momento que as portas se abrem no início do expediente até a saída do último cliente do dia.
Para que essa relação de confiança se crie entre todos os colaboradores, quem deve dar o exemplo é você – o líder e gestor da franquia. Sempre que possível, faça-se presente na rotina de trabalho dos funcionários e demonstre estar atento a eles.
Quando eles percebem que o seu chefe está decidido a fazer o negócio alavancar, eles também passam a acreditar no potencial da empresa, passando a querer fazer parte do sucesso.
Outra forma de fortalecer os laços entre os funcionários é através de programas de desenvolvimento. Embora cada um tenha sua função dentro da rotina de uma franquia de açaí, seja no atendimento, no caixa ou na cozinha, todos devem estar alinhados e com o mesmo objetivo em mente.
3 – Know-how em marketing digital e offline
Oferecer um serviço de qualidade não é suficiente para manter uma empresa de pé atualmente. Com a concorrência aumentando, é preciso mostrar ao público como a sua franquia se diferencia das concorrentes.
O que vocês têm de melhor para oferecer? Por que os clientes devem escolher a sua franquia de açaí e não a da rua seguinte? Quais as vantagens que o seu negócio tem em relação ao oferecido pela concorrência?
Essa e outras perguntas devem ser respondidas com clareza e simplicidade através do marketing online e offline.
Estratégias de marketing digital incluem divulgações criativas em redes sociais, como Instagram e TikTok, além de campanhas de anúncios pagos, em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Já o marketing offline é mais tradicional, trabalhando com anúncios em jornais, revistas, programas de televisão e rádio.
4 – Networking
O networking visa criar conexões pessoais e profissionais para o desenvolvimento da sua franquia de açaí. Sem ele, é difícil que o seu negócio consiga crescer em um mercado tão competitivo como o atual.
Através do networking acontece o compartilhamento de ideias, informações e oportunidades no mercado. Por exemplo, ao conversar com um cliente de outra franquia, você consegue conhecer mais a fundo os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.
Em relação a vendas, o networking também ajuda muito na divulgação. Uma pessoa com quem você conversou, indica sua franquia de açaí para outra, que indica para outra e assim a rede de clientes começa a tomar forma.
O segredo para realizar um bom networking é estar aberto a conhecer novas pessoas, além de participar de eventos do setor, como feiras e convenções.
Trabalhando as habilidades de um empreendedor indicadas neste artigo, você está no caminho certo para diferenciar sua franquia Açaí da Barra da concorrência, conquistando clientes e mantendo sua equipe motivada,
Ainda não é um franqueado Açaí da Barra? Entre em contato hoje mesmo e descubra como é possível faturar mais de 1 milhão ao ano com um investimento inicial a partir de 110 mil!