Descubra como, nos últimos anos, o Açaí da Barra investiu recursos na estrutura das lojas de franquia de açaí e sorvete para criar espaços atraentes e funcionais, algo essencial para oferecer uma experiência de compra consistente e ajudar a marca a se destacar no mercado.
Você sabe como é planejada a estrutura das lojas de franquia de açaí e sorvete?
Provavelmente não! Estamos corretos?
Porém, você já deve ter notado que ao entrar em uma franquia de alimentos — sobretudo nas franquias de fast food, como McDonald’s, Burger King e KFC –, o ambiente é extremamente parecido, não importa se você está em outro bairro, cidade ou até mesmo país.
E isso não é mera coincidência, muito pelo contrário; trata-se de um cuidadoso planejamento arquitetônico. Afinal, esses projetos são desenhados para criar uma identidade para a marca, garantindo que a experiência do cliente seja sempre a mesma em todos os seus pontos de venda.
No caso do Açaí da Barra, essa relevância é ainda mais evidente, já que a evolução da marca está ligada ao desenvolvimento de suas lojas e à forma como elas foram projetadas ao longo dos anos.
Quer entender melhor como isso funciona por aqui? Então continue a leitura e saiba mais!
Como funciona a estrutura das lojas de franquia de açaí e sorvete?
A arquitetura de uma loja tem a função de planejar e projetar seu espaço físico. E, quando falamos especificamente da estrutura das lojas de franquia de açaí e sorvete, o principal objetivo é criar ambientes que sejam funcionais, atraentes e consistentes em todas as unidades de operação.
Além disso, essa estrutura precisa oferecer aspectos como:
- Conforto dos clientes;
- Eficiência nas operações;
- Facilidade na circulação de pessoas;
- Adequação ao espaço e à cultura locais.
Ou seja, é através dessa estrutura que as franquias configuram suas experiências e fortalecem a presença da marca na mente do consumidor, contribuindo para o sucesso do franqueado.
A evolução arquitetônica do Açaí da Barra
Quando a primeira loja do Açaí da Barra foi inaugurada, em novembro de 2015, não havia um projeto arquitetônico definido. A marca nasceu para ser uma única loja, sem planos imediatos de expansão.
Ou seja, não havia até então uma padronização. As duas primeiras unidades, inclusive, tinham estruturas diferentes entre si, cada uma com características que refletiam os gostos de seus próprios donos.
Foi apenas a partir da terceira loja que a marca percebeu a necessidade de montar uma estrutura consistente e convidou um arquiteto para desenvolver um padrão.
Esse profissional, que se tornou um parceiro de longa data, ajudou a moldar a identidade visual e funcional das lojas, incorporando ao design aspectos essenciais para o funcionamento da franquia.
Mas, inicialmente, as lojas do Açaí da Barra eram caracterizadas por um visual muito colorido, seguindo as tendências daquela época, que valorizavam os tons neon e as cores vibrantes.
Em 2018, as lojas passaram por uma atualização, adotando apenas duas cores principais. Mas foi o rebranding de 2023 que levou essa evolução ainda mais longe, introduzindo no projeto cores mais neutras e um novo logo, acompanhado de escolhas de mobiliário mais leves e modernas.
E a intenção por trás desse design neutro é clara: permitir que os produtos coloridos e atraentes se destaquem, capturando a atenção do cliente. A iluminação, outro ponto cuidadosamente planejado, também ajuda a destacar os produtos, criando um ambiente mais convidativo e atraente.
Por fim, a inclusão de elementos como o grafite nas paredes das lojas ajuda a trazer um toque de brasilidade e proximidade, criando um ambiente mais jovem, inventivo e alegre.
A importância da estrutura das lojas nos projetos de vendas
Um dos pontos-chave de um bom projeto arquitetônico é a organização do espaço.
Em uma loja de autoatendimento como a do Açaí da Barra, é vital que o fluxo de trabalho seja fluido e o cliente saiba exatamente onde deve ir, sem se sentir perdido. Isso inclui desde a disposição dos balcões até a sinalização para o autoatendimento, que deve guiar o consumidor de forma intuitiva.
E, para além de facilitar o atendimento, as estruturas das lojas do Açaí da Barra também são pensadas para criar ambientes acolhedores e versáteis, onde os clientes possam se reunir com suas famílias e amigos para momentos de lazer, celebrações e comemorações no geral.
Além disso, a funcionalidade é outro fator determinante.
O layout da loja deve facilitar o trabalho da equipe, permitindo que os processos sejam realizados de forma rápida e eficiente, sem comprometer a qualidade e agilidade dos atendimentos.
Por fim, a disposição dos móveis, a localização dos equipamentos e a circulação dentro da loja também são pensados para otimizar o serviço e, por consequência, aumentar as vendas.
A inovação nunca para
Apesar da padronização, o Açaí da Barra permite que seus franqueados implementem tecnologias e ideias inovadoras, desde que façam sentido para o negócio e sigam os padrões da marca. Essa flexibilidade é um grande diferencial para quem quer ter seu próprio negócio, pois permite que cada loja se adapte às necessidades específicas de sua região, sem perder sua identidade visual.
No entanto, todos os materiais utilizados nas lojas, desde os móveis até os equipamentos, devem seguir as exigências, normas e regras de vigilância sanitária da região, estado e país.
Isso garante que todas as unidades da franquia operem dentro das conformidades legais, mantendo a segurança dos procedimentos e a qualidade dos produtos oferecidos.
Viu só? A estrutura das lojas de franquia de açaí e sorvete vai muito além da estética!
Ela é pensada para criar uma experiência positiva para o cliente, garantindo a eficiência operacional e, consequentemente, impulsionando suas vendas. Por isso, desde a organização do espaço até a escolha das cores, cada detalhe é cuidadosamente planejado para refletir a essência da marca.
Ou como resume Leandro Crepaldi, Gerente de implantação do Açaí da Barra, “o projeto arquitetônico é essencial para criar uma experiência de compra agradável e eficiente para os nossos clientes.”
E é, justamente, esse cuidado com o design e a funcionalidade das lojas que tem ajudado o Açaí da Barra a se consolidar como uma das franquias mais promissoras do país, contando, atualmente, com mais de 300 unidades distribuídas em 12 estados brasileiros.
Quer saber mais sobre todas as oportunidades de empreendimento que você pode obter com a Açaí da Barra? Entre em contato conosco! Vamos adorar tê-lo como parte de nossa família.