Se você é um empreendedor e pretende começar no ramo das franquias, precisa saber como o suporte da franqueadora facilita a operação local. Afinal, com um bom apoio e orientação de quem entende do assunto, você tem mais tranquilidade para iniciar — sem ter que tentar, errar e aprender com os erros, digamos assim.
Com esse assunto em mente, trouxemos muitas informações e dicas para que você entenda a importância de escolher bem a sua franqueadora e para que você possa empreender com muito mais segurança. Então, leia até o final e confira!
O papel da franqueadora no sucesso da operação local
Desde o início, a franqueadora ajuda a escolher o local ideal, para que a loja esteja bem posicionada para atrair clientes. Além disso, ela também oferece treinamento contínuo para os franqueados, assegurando que todos estejam familiarizados com os padrões e processos da franquia.
Esse suporte contínuo é fundamental para o desempenho da loja, pois, além de aproximar a marca do franqueado, esse processo evita que a falta de experiência cause problemas durante o planejamento e o lançamento da franquia.
Desse modo, a franqueadora fornece manuais operacionais detalhados, estratégias de marketing e assistência na negociação com fornecedores ou, nos casos de fabricação própria, os produtos a serem comercializados. Isso ajuda a manter a consistência da marca e a qualidade dos produtos e serviços.
Com o apoio da franqueadora, os franqueados podem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e implementar novas práticas de gestão, o que resulta em uma operação mais eficiente e um negócio mais competitivo.
Sabe todo o trabalho de pesquisa de mercado, análise da concorrência e afins, que são etapas normais de qualquer negócio começando? Quando você opta pela modalidade de franquia, não precisa fazer nada sozinho, pois a franqueadora te ajuda em cada passo. Ou seja, é tudo muito mais tranquilo com menor chance de erros.
Suporte em marketing local
A franqueadora também oferece ferramentas e recursos específicos para atrair clientes da região. Isso inclui estratégias de marketing direcionadas ao público local, como campanhas publicitárias personalizadas e promoções especiais.
Promoções e ações específicas, como eventos locais e parcerias com outras empresas da região, são outras formas de aumentar a visibilidade da loja. E essas ações ajudam a criar uma conexão mais forte com os clientes locais e a aumentar a fidelidade à marca.
Para quem está começando, isso é ouro puro. Afinal, pode levar muito tempo para uma empresa se consolidar no mercado e atingir um bom nível de autoridade perante os clientes. E com a ajuda da franqueadora, é possível pegar um atalho, por assim dizer.
Exemplos reais de como o suporte impacta o desempenho das lojas
Um excelente exemplo de como a ajuda da franqueadora impacta os resultados dos franqueados é o McDonald’s. Só para citar um exemplo, Nicole Harper Rawlins e Kerri Harper-Howie, irmãs e franqueadas do McDonald’s, aumentaram sua rede de lojas de 3 para 21 unidades em um único ano na área metropolitana de Los Angeles. Com o suporte contínuo da franqueadora, elas conseguiram superar desafios como a escassez de mão de obra, aumentando as vendas e fortalecendo sua presença no mercado.
Para quem prefere um exemplo nacional, O Boticário, maior rede de franquias do Brasil, conta com mais de 4 mil lojas em mais de 40 países. A estratégia de marketing digital e o suporte contínuo da franqueadora ajudaram a empresa a crescer significativamente. Em 2022, a rede teve um crescimento de 30,5% nas vendas, além de um grande aumento no número de novas unidades, totalizando 3.687 lojas.
Esses exemplos mostram como o suporte eficaz da franqueadora pode fazer uma diferença e tanto no sucesso das operações locais.
Conclusão e próximo passo
Como vimos até aqui, com o suporte adequado da franqueadora, o desempenho do ponto de venda pode ser significativamente melhorado. Então, adapte-se rapidamente e maximize os resultados com o treinamento e o suporte certos.